sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Poesia: Nós somos o futuro - para os estudantes


Nós somos o futuro

Poesia: Ovídio Spínola


Você já parou para pensar nesta afirmativa?
Já pensou no dia que terá que assumir responsabilidades
com a família, com a comunidade, com a nação?
Que homem, que profissional será você?
Existe um marasmo, um grande vazio, uma grande
interrogação: como será o futuro e como irá contribuir
para esse futuro?
Hoje, muitas vezes perdemos um tempo important
íssimo (quando deveríamos aproveitá-lo a nosso favor)
nas escolas, nos cursos, na vida.
Não nos preocupamos em aprender, em assumir o
objetivo a que viemos.
Damos desculpas da crise de empregos, da experi-
ência exigida nas empresas, mas...
Como dar ouvidos a afirmações vazias, sem ao menos
nos prepararmos adequadamente para enfrentar o
futuro?
O motivo de muitos fracassos na vida profissional
é, sem dúvida, a má orientação e a responsabilidade da
própria pessoa na sua preparação do amanhã.
Ela não levou a sério quando devia. Sempre empurrou
com a barriga, esperando vir tudo de mão beijada.
Mas, ao final, a experiência mostra o contrário: a
frustração e o arrependimento vêm chegando.
Por quê? Quando estudantes não assumimos, não estudamos o bastante,
não aproveitamos a chance dos anos de convivência na universidade.
Então, devemos acordar enquanto é tempo,
vamos valorizar nossa passagem nesta vida,
vamos tirar proveito de estarmos aqui e aprender...
Estudando, dando mais de nós em favor do futuro mais sonhado,
com um diploma nas mãos e orgulhosos de termos feito
um bom curso e enfrentar os concursos da vida como
pessoas experientes, vividas e satisfeitas.
Pensamentos positivos, acreditem.
Vamos em frente, o futuro é nosso.
Não vamos arranjar culpados para nossos erros, nem
cometer os de muitos.
Não deixe para amanhã o que pode aprender hoje.
Agora, lembre-se: o futuro somos nós.


Texto escrito e distribuído aos alunos na minha despedida como professor da Escola
Técnica do Instituto de Tecnologia – Eteit - e Minas Instituto de Tecnologia - MIT (1985).


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